conhecimento na escola

A sala de aula é o lugar onde a diversidade cultural está presente. Considerando que o ensino da leitura ocorre na maioria das vezes por intermédio do livro didático, faremos uma análise do mesmo para verificar a forma com que o livro aborda a temática da diversidade cultural.

INTRODUÇÃO
O Livro didático desempenha um papel fundamental para o aprendizado do aluno, através de seu conteúdo que o professor desenvolverá entre outros recursos seu trabalho, portanto é essencial a escolha de bons livros que propiciem ao aluno uma visão crítica diante da sociedade.
Considerando a dificuldade que grande parte dos alunos apresentam em relação à compreensão de textos. Segundo Marcuschi (1996) “compreensão é um processo criador, ativo e construtivo que vai além da informação estritamente pessoal”. Desenvolvemos com os professores do 2° período de Letras a pesquisa de um livro didático analisando a forma que o livro trabalha a leitura dando ênfase ao tratamento dado
É preciso formar leitores críticos que saibam compreender e interagir com a leitura já que esta é o caminho para a construção do saber e do conhecimento que transforma e atua, assim estaremos contribuindo para a formação de cidadãos melhores e conscientes de seus valores na sociedade.
Portanto como objetivo de análise escolhemos o livro “Linguagem criação e interação” de Cássia Garcia de Souza e Márcia Paganine Cavéquia para alunos da 8° série. A escolha deste livro foi baseada no plano nacional de distribuição de livros e em discussões sala de aula pelos alunos do curso de Letras. Para a análise desta obra foi elaborado uma ficha de análise sumária com 3 perguntas e seus sub-itens.
Para a elaboração desta nos pautamos nos livros “Cultura um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia também tivemos contato com “A terra dos meninos pelados” de Graciliano Ramos lemos o livro e assistimos ao espetáculo televisivo produzido pela Rede Globo. No livro Graciliano Ramos aborda o tema da diversidade cultural.

Desenvolvimento: CONHECENDO O LIVRO DIDÁTICO

É preocupante, não só para os professores de língua portuguesa, perceber o desinteresse de seus alunos pela leitura talvez pela falta de maturidade, desejo, vontade para ler. Mais preocupante ainda é observar que nem sempre é apresentado nas atividades de leitura o diálogo que promova o respeito à diversidade cultural. “Segundo Laraia, cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Esse processo limita ou estimula a ação criativa do individuo.”
Para formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar um trabalho educativo de modo a permitir que experimentem e aprendam isso na escola, principalmente se os alunos não tem em contato sistemático com bons leitores. Quando não participam de práticas em que ler é indispensável, essa pode ser a única oportunidade de esses alunos interagirem com os textos cuja finalidade não seja apenas a resolução de problemas do cotidiano.”(PCN citado por Braga, Silvestre,2002,p.18).

Como bem nos apontam os PCNs, é preciso que os alunos tenham contato com diferentes tipos de textos e esse contato deve ser feito em grande parte na escola, via livro didático, isso é de fundamental importância para que o aluno possa entender e aprender com a intertextualidade, para que a leitura não de torne apenas um ato de decodificação, mas um ato de ampliação do conhecimento.
Nesse aspecto Regina Maria Braga e Maria de Fátima Silvestre explicam que:
“Se a intertextualidade não for abordada perde-se a riqueza das relações a leitura empobrece , Transforma-se em uma atividade limitadora.[...]. Se, no entanto a intertextualidade for trabalhada, o repertório de conhecimento do aluno com certeza se ampliará significativamente.” (Braga, Silvestre, 2002,p.32).
É interessante observar que as autoras do livro didático apresentam trabalho em relação à linguagem, dedicando um capítulo inteiramente para esse assunto, nele os alunos podem observar várias línguas como espanhol, alemão, inglês e fazer comparações com o português. Além disso em cada capítulo do livro é apresentado o sub-item ampliação de vocabulário, que possibilita ao aluno um maior aprendizado da língua e suas variantes.
Ainda no aspecto que se refere a estrutura textual do livro, constatamos que ele apresenta uma variedade de gêneros e tipos textuais, contos, poemas, artigos que abordam temas atuais ligados à sociedade como a questão do preconceito racial, arte, acontecimentos que marcaram a sociedade, tudo isso de forma tranqüila e principalmente dinâmica onde o conhecimento e as opiniões dos alunos são valorizados.Há ainda um trabalho com textos que antecedem a leitura levando o aluno a formular hipóteses e a colocar todo seu conhecimento prévio em prática, além disso são feitas perguntas inferenciais que possibilitam uma maior compreensão da leitura que foi feita.
“ Linguagem e realidade prendem-se dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.” (Freire, 1994,p. 19).
Nesse aspecto podemos observar a questão cultural, já que cada um vai analisar e compreender o texto de acordo com o que vivencia em deu cotidiano. Daí a visão bakhtiniana onde a sala de aula é uma arena de conflitos de vozes e valores diferentes. E isso tem que ser valorizado em sala de aula para que a diversidade não se torne apenas uma questão social, onde os indivíduos fiquem estagnados com seus saberes e suas opiniões guardados só para si. A diversidade cultural é para ser trabalhada, de forma a levar os alunos a um crescimento e a uma compreensão ampla e crítica dos acontecimentos que ocorrem em seu cotidiano.
Como já dissemos, o livro “Linguagem criação e interação “ apresenta uma variedade temática. Destacamos a questão do preconceito racial, as autoras abordam o tema de uma forma muito interessante principalmente quando trabalham o texto “ A dança da vida”, escrito por Heloisa Prieto, que mostra um pouco da cultura africana. É importante esse tipo de trabalho pois promove uma revisão de posturas preconceituosas e uma valorização da cultura do outro. Elas mostram ainda como a cultura africana está presente em nosso dia-a-dia, quando expõem palavras de origem africana que muitos de nós usamos constantemente.
Embora a questão da diversidade seja abordada no livro, é relevante considerar que o mesmo não traz temas nem textos que exponham a cultura popular, como cantigas, e histórias que relatem o folclore ou lendas ligadas à formação cultural do nosso país.
Mas, apesar disso, as autoras do livro didático, Cássia Garcia de Souza e Márcia Paganini Cavéquia, cumprem os objetivos que propuseram nas paginas iniciais e no titulo do livro, de apresentar a linguagem como forma de interação promovendo uma postura crítica dos alunos em relação aos acontecimentos vivenciados por eles.

CONCLUSÃO

A sala de aula é o lugar de acolhimento à diversidade, não podemos fazer dela um lugar unilateral, harmonioso pois assim estaremos negando a diversidade cultural presente nas salas de aula.
O livro didático é um dos caminhos par a construção do conhecimento, daí a importância do livro trabalhar a diversidade, dar valor aos diferentes saberes, valores e vozes que estão presentes nas salas de aula.È importante que o livro apresente propostas que valorizem o conhecimento do aluno, abordando temas que se façam presentes em seu cotidiano, principalmente no que diz respeito a correção de posturas preconceituosas acerca da diversidade cultural.
Em um país como o Brasil formado hidricamente desde sua origem, estabelecer uma cultura dominante seria desintegrar a identidade cultural do país. Para que isso não continue acontecendo o trabalho de valorização da cultura popular na escola é de fundamental importância, para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

COSTA Fernando Albuquerque. Diversidade Cultural e Educação.Disponível em: www.aulaintercultural.org, acesso em 09 de abril de 2008.

PCN.Disponível em: http://portal.mec.gov.br, acesso em 09 de abril de 2008.

Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. www.unesco.org.br , acesso em 09 de abril de 2008.

PRAXEDES Walter. www.espacoacademico.com.br, acesso em 09 de abril de2008.

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Enviado por Tópico
Anonymous
Publicado: 01/01/2009 11:13  Atualizado: 01/01/2009 11:13
 
 Re: DIVERCIDADE CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CR…
As idéias debatidas no texto são bastante relevantes cabendo, portanto, a correção do título que está prejudicando o artigo diverCidade CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CRESCIMENTO E A COMPREENSÃO
  Responder

Enviado por Tópico
Anonymous
Publicado: 01/01/2009 11:23  Atualizado: 01/01/2009 11:23
 
 Re: DIVERCIDADE CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CR…
Desculpaspelo anonimato do comentário anterior(descuido)Re: DIVERCIDADE CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CR…
As idéias debatidas no texto são bastante relevantes cabendo, portanto, a correção do título que está prejudicando o artigo diverCidade CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CRESCIMENTO E A COMPREENSÃOreinilde33@oi.com.br
  Responder

A sala de aula é o lugar onde a diversidade cultural está presente. Considerando que o ensino da leitura ocorre na maioria das vezes por intermédio do livro didático, faremos uma análise do mesmo para verificar a forma com que o livro aborda a temática da diversidade cultural.

INTRODUÇÃO
O Livro didático desempenha um papel fundamental para o aprendizado do aluno, através de seu conteúdo que o professor desenvolverá entre outros recursos seu trabalho, portanto é essencial a escolha de bons livros que propiciem ao aluno uma visão crítica diante da sociedade.
Considerando a dificuldade que grande parte dos alunos apresentam em relação à compreensão de textos. Segundo Marcuschi (1996) “compreensão é um processo criador, ativo e construtivo que vai além da informação estritamente pessoal”. Desenvolvemos com os professores do 2° período de Letras a pesquisa de um livro didático analisando a forma que o livro trabalha a leitura dando ênfase ao tratamento dado
É preciso formar leitores críticos que saibam compreender e interagir com a leitura já que esta é o caminho para a construção do saber e do conhecimento que transforma e atua, assim estaremos contribuindo para a formação de cidadãos melhores e conscientes de seus valores na sociedade.
Portanto como objetivo de análise escolhemos o livro “Linguagem criação e interação” de Cássia Garcia de Souza e Márcia Paganine Cavéquia para alunos da 8° série. A escolha deste livro foi baseada no plano nacional de distribuição de livros e em discussões sala de aula pelos alunos do curso de Letras. Para a análise desta obra foi elaborado uma ficha de análise sumária com 3 perguntas e seus sub-itens.
Para a elaboração desta nos pautamos nos livros “Cultura um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia também tivemos contato com “A terra dos meninos pelados” de Graciliano Ramos lemos o livro e assistimos ao espetáculo televisivo produzido pela Rede Globo. No livro Graciliano Ramos aborda o tema da diversidade cultural.

Desenvolvimento: CONHECENDO O LIVRO DIDÁTICO

É preocupante, não só para os professores de língua portuguesa, perceber o desinteresse de seus alunos pela leitura talvez pela falta de maturidade, desejo, vontade para ler. Mais preocupante ainda é observar que nem sempre é apresentado nas atividades de leitura o diálogo que promova o respeito à diversidade cultural. “Segundo Laraia, cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Esse processo limita ou estimula a ação criativa do individuo.”
Para formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar um trabalho educativo de modo a permitir que experimentem e aprendam isso na escola, principalmente se os alunos não tem em contato sistemático com bons leitores. Quando não participam de práticas em que ler é indispensável, essa pode ser a única oportunidade de esses alunos interagirem com os textos cuja finalidade não seja apenas a resolução de problemas do cotidiano.”(PCN citado por Braga, Silvestre,2002,p.18).

Como bem nos apontam os PCNs, é preciso que os alunos tenham contato com diferentes tipos de textos e esse contato deve ser feito em grande parte na escola, via livro didático, isso é de fundamental importância para que o aluno possa entender e aprender com a intertextualidade, para que a leitura não de torne apenas um ato de decodificação, mas um ato de ampliação do conhecimento.
Nesse aspecto Regina Maria Braga e Maria de Fátima Silvestre explicam que:
“Se a intertextualidade não for abordada perde-se a riqueza das relações a leitura empobrece , Transforma-se em uma atividade limitadora.[...]. Se, no entanto a intertextualidade for trabalhada, o repertório de conhecimento do aluno com certeza se ampliará significativamente.” (Braga, Silvestre, 2002,p.32).
É interessante observar que as autoras do livro didático apresentam trabalho em relação à linguagem, dedicando um capítulo inteiramente para esse assunto, nele os alunos podem observar várias línguas como espanhol, alemão, inglês e fazer comparações com o português. Além disso em cada capítulo do livro é apresentado o sub-item ampliação de vocabulário, que possibilita ao aluno um maior aprendizado da língua e suas variantes.
Ainda no aspecto que se refere a estrutura textual do livro, constatamos que ele apresenta uma variedade de gêneros e tipos textuais, contos, poemas, artigos que abordam temas atuais ligados à sociedade como a questão do preconceito racial, arte, acontecimentos que marcaram a sociedade, tudo isso de forma tranqüila e principalmente dinâmica onde o conhecimento e as opiniões dos alunos são valorizados.Há ainda um trabalho com textos que antecedem a leitura levando o aluno a formular hipóteses e a colocar todo seu conhecimento prévio em prática, além disso são feitas perguntas inferenciais que possibilitam uma maior compreensão da leitura que foi feita.
“ Linguagem e realidade prendem-se dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.” (Freire, 1994,p. 19).
Nesse aspecto podemos observar a questão cultural, já que cada um vai analisar e compreender o texto de acordo com o que vivencia em deu cotidiano. Daí a visão bakhtiniana onde a sala de aula é uma arena de conflitos de vozes e valores diferentes. E isso tem que ser valorizado em sala de aula para que a diversidade não se torne apenas uma questão social, onde os indivíduos fiquem estagnados com seus saberes e suas opiniões guardados só para si. A diversidade cultural é para ser trabalhada, de forma a levar os alunos a um crescimento e a uma compreensão ampla e crítica dos acontecimentos que ocorrem em seu cotidiano.
Como já dissemos, o livro “Linguagem criação e interação “ apresenta uma variedade temática. Destacamos a questão do preconceito racial, as autoras abordam o tema de uma forma muito interessante principalmente quando trabalham o texto “ A dança da vida”, escrito por Heloisa Prieto, que mostra um pouco da cultura africana. É importante esse tipo de trabalho pois promove uma revisão de posturas preconceituosas e uma valorização da cultura do outro. Elas mostram ainda como a cultura africana está presente em nosso dia-a-dia, quando expõem palavras de origem africana que muitos de nós usamos constantemente.
Embora a questão da diversidade seja abordada no livro, é relevante considerar que o mesmo não traz temas nem textos que exponham a cultura popular, como cantigas, e histórias que relatem o folclore ou lendas ligadas à formação cultural do nosso país.
Mas, apesar disso, as autoras do livro didático, Cássia Garcia de Souza e Márcia Paganini Cavéquia, cumprem os objetivos que propuseram nas paginas iniciais e no titulo do livro, de apresentar a linguagem como forma de interação promovendo uma postura crítica dos alunos em relação aos acontecimentos vivenciados por eles.

CONCLUSÃO

A sala de aula é o lugar de acolhimento à diversidade, não podemos fazer dela um lugar unilateral, harmonioso pois assim estaremos negando a diversidade cultural presente nas salas de aula.
O livro didático é um dos caminhos par a construção do conhecimento, daí a importância do livro trabalhar a diversidade, dar valor aos diferentes saberes, valores e vozes que estão presentes nas salas de aula.È importante que o livro apresente propostas que valorizem o conhecimento do aluno, abordando temas que se façam presentes em seu cotidiano, principalmente no que diz respeito a correção de posturas preconceituosas acerca da diversidade cultural.
Em um país como o Brasil formado hidricamente desde sua origem, estabelecer uma cultura dominante seria desintegrar a identidade cultural do país. Para que isso não continue acontecendo o trabalho de valorização da cultura popular na escola é de fundamental importância, para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

COSTA Fernando Albuquerque. Diversidade Cultural e Educação.Disponível em: www.aulaintercultural.org, acesso em 09 de abril de 2008.

PCN.Disponível em: http://portal.mec.gov.br, acesso em 09 de abril de 2008.

Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. www.unesco.org.br , acesso em 09 de abril de 2008.

PRAXEDES Walter. www.espacoacademico.com.br, acesso em 09 de abril de2008.

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Enviado por Tópico
Anonymous
Publicado: 01/01/2009 11:13  Atualizado: 01/01/2009 11:13
 
 Re: DIVERCIDADE CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CR…
As idéias debatidas no texto são bastante relevantes cabendo, portanto, a correção do título que está prejudicando o artigo diverCidade CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CRESCIMENTO E A COMPREENSÃO
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Enviado por Tópico
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Publicado: 01/01/2009 11:23  Atualizado: 01/01/2009 11:23
 
 Re: DIVERCIDADE CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CR…
Desculpaspelo anonimato do comentário anterior(descuido)Re: DIVERCIDADE CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CR…
As idéias debatidas no texto são bastante relevantes cabendo, portanto, a correção do título que está prejudicando o artigo diverCidade CULTURAL E ESCOLA: UMA PARCERIA PARA O CRESCIMENTO E A COMPREENSÃOreinilde33@oi.com.br
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